domingo, 3 de julho de 2011

Média da perda de peso percentual e desvio padrão (DP) por técnica, com 1, 10 e 15 anos de seguimento:

O impacto da cirurgia bariátrica nas co-morbidades relacionadas à obesidade, dez anos após sua realização, refletiu sem maiores taxas de remissão para todos os fatores de risco cardiovasculares, exceto para o colesterol total.

 Na Tabela 2 é possível observar que o efeito em longo prazo (10 anos) é menor do que em curto prazo (2 anos), mas ainda assim de grande magnitude, principalmente para os diabéticos. Em relação à prevalência de apnéia obstrutiva do sono, observou-se a redução no grupo intervenção de 23% para 8%, dois anos após a cirurgia, enquanto no grupo controle manteve-se estável, resultando em uma diferença significativa (p< 0,001) entre os grupos.

Quanto ao impacto da cirurgia no desfecho redução da mortalidade, observou-se 6,3% de morte no grupo controle(129/2.037) e 5,0% no grupo intervenção (101/2.010).

Hazard ratio ajustado por gênero, idade e fatores de risco. Assim, para evitar um óbito, é preciso que 77 indivíduos sejam submetidos à cirurgia bariátrica. Devido às limitações de poder estatístico do estudo, não pôde ser avaliado o efeito da perda de peso na mortalidade total, separadamente para os dois grupos (controle e intervenção). Portanto, não foi possível determinar se a redução da mortalidade ocorreu devido à perda de peso ou a outro efeito da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário