domingo, 3 de julho de 2011

O envolvimento com outas doenças

Anorexia Nervosa:

Muitos pacientes que optam por métodos mais invasivos para emagrecer, sofrem de transtornos psicológicos relacionados à própria aparência. Muitos sofrem de anorexia nervosa (a anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento) e veem a cirurgia bariátrica como uma forma eficaz de perca de peso. Por isso, pacientes obesos que irão realizar a intervenção cirúrgica precisam de acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia.

 


Dos pacientes que se sentem culpados após comer, observados pela tabela 9, verifica-se que um mês antes da cirurgia 26 pacientes internados em um hospital para a cirurgia apresentavam comportamento típico de anorexia nervosa, um mês após a cirurgia 20 ainda apresentavam este comportamento, três meses depois, 17 paciente, seis meses após a cirurgia 20 pacientes e um ano após a intervenção 23 paciente apresentavam um comportamento típico de anorexia nervosa.
A figura 9 nos mostra que houve uma pequena queda no terceiro mês de pós-operatório voltando a crescer nos meses seguintes. O teste aplicado para verificar associação foi o teste qui-quadrado, que a nível de 5% de significância apresentou um p-valor igual a 0,5671, motrando que os cinco períodos têm a mesma proporção de pacientes que se sentem culpados após comer.


É essencial que antes da realização da cirurgia, o paciente faça uma dieta para que o risco cirúrgico diminua. Uma pesquisa feita com pacientes mostrou o comportamento antes e depois da cirurgia.
Dos pacientes que costumam fazer dieta, um mês antes da cirurgia, 25 deles apresentam
comportamento típico de pacientes com anorexia nervosa, esse número aumentou para 32, um mês após a cirurgia, caindo para 20 três meses após a cirurgia, aumentando e diminuindo para 24 e 21, seis meses e um ano após a cirurgia respectivamente. Isso pode ser comprovado pelo gráfico abaixo. Foi aplicado o teste qui-quadrado para verificar a igualdade de proporção entre o período e a prática de dietas, o p-valor encontrado foi 0,2794, ou seja, ao nível de 5% de significância, os cinco períodos têm a mesma proporção de pacientes que costumam fazer dietas.

 

Outras doenças:


Nenhum comentário:

Postar um comentário